sexta-feira, 2 de abril de 2010

Conciliando o Teatro com as disciplinas

O Teatro é uma disciplina tão importante quanto as outras, mas não podemos negar que é uma excelente ferramenta pedagógica e os jogos teatrais podem ser feitos em todas as disciplinas do currículo escolar.

Em pleno século XXI ainda vemos, infelizmente, muitos professores que usam o “cuspe e giz”. Os alunos ficam sentados durante horas, de frente para o quadro, copiando, lendo e ouvindo o professor que, muitas vezes, nem abertura dá para debates ou discussões.

“O conhecimento pronto estanca o saber e a dúvida provoca a inteligência.” Vigotsky – 1987


Se em casa o estudante navega na Internet ouvindo suas músicas preferidas enquanto conversa pelo MSN com os amigos e ainda escuta a mãe contar como foi o seu dia no trabalho, se ele fala ao telefone ao mesmo tempo em que faz a tarefa de casa e assiste TV. Como exigir que fique horas a fio, imóvel numa carteira escolar? Não estou dizendo que seja positivo estes inúmeros estímulos audiovisuais durante um longo tempo, porém não é isso que ocorre?

Vamos fazer os alunos se levantarem, se mexerem, participarem, serem agentes do seu aprendizado. Tudo será muito mais prazeroso.

“A perda do lúdico provoca na criança o envelhecimento precoce e a atrofia da espontaneidade.” Sans - 1995


Os fatos históricos serão melhores assimilados se os alunos se envolverem emocionalmente com eles. E que tal se, depois de os conhecerem, mudarem seu início ou fim. Que consequências acarretariam hoje em dia? Textos podem ser escritos e revisados nas aulas de Português. Lugares podem ser localizados no mapa nas aulas de Geografia. E se o fato aconteceu num país de língua inglesa, por exemplo, por que não fazer uma versão ou partes da história na língua de origem?

A interdisciplinaridade é uma palavra enorme, uma ótima ideia e que, infelizmente, não sabe-se usar na prática. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar a transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.

Não temos um botão liga/desliga, para desespero de muitos professores, para usarmos ao término de uma aula e início de outra. Os pensamentos parecem ter vida própria e divagam sem termos controle. A vida não é separada, tudo acontece ao mesmo tempo.

Por enquanto continua sendo um sonho dos educadores.