segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cavalinho de caixa de sabão em pó




O Dia das Crianças está chegando e, com ele, a preocupação dos professores em relação à lembrança dos seus alunos.

Comprar pronto, confeccionar? Qual seria a melhor alternativa? Muitos professores optam pela segunda opção, pois além de ter um toque personalizado, pode ser adaptado de acordo com o projeto que está sendo trabalhado.

Quantas vezes nos surpreendemos quando presenteamos um filho, sobrinho ou afilhado e vemos que ele gostou mais da caixa do que do próprio brinquedo. Pois é, a imaginação das crianças vai longe e elas não precisam de coisas caríssimas para se divertir.

Uma ideia diferente e que chama muito a atenção, por causa do bonito visual, é o cavalo feito com caixa de sabão em pó.

Quem nunca brincou de cavalinho quando era criança? Pode ter sido com um comprado pronto ou improvisado num cabo de vassoura, essa brincadeira está na lembrança de quase todo mundo. Presente também em muitos contos de fadas aonde príncipe e princesa vão embora montados num belo cavalo, esse brinquedo mexe com o imaginário popular.
Então, vamos aprender a fazê-lo?

Material necessário:
- 1 caixa de sabão em pó vazia
- papéis coloridos (cartolina, papel camurça, etc)
- cola
- fita crepe
- tesoura
- 1 elástico de escritório
- hidrocor
- lã ou papel crepom

Coloque a caixa numa posição em que a abertura da saída do sabão fique para baixo, pois aproveitaremos para colocar o cabo aí. Recorte a caixa de acordo com o desenho 1. Você vai recortar a parte da frente e as duas laterais, o único lugar que não corta é a parte de cima e a de baixo. Prenda as laterais do corte de cima com fita crepe na própria caixa, formando a cara do cavalo.

Faça um furo na parte de cima da caixa, amarre uma das pontas do elástico e a outra ponta na parte de baixo da caixa. Ele dará o movimento da boca. Veja a segunda foto.

Encape toda a caixa com o papel que preferir, cobrindo, inclusive os nós do elástico que ficam para fora. Corte um pedaço de lã de aproximadamente 6 cm e prenda na parte de baixo da boca. Quando você puxar esse pedacinho de lã, a boca abre e depois fecha sozinha com a pressão do elástico que está por dentro.

Agora é só completar com os olhos, orelhas, rédeas e tudo mais que a sua imaginação quiser. A crina é feita com pedaços de lã ou fitinhas de papel crepom. Quanto mais cheia a crina, mais bonita ficará.

O cabo pode ser de vassoura ou então faça um rolo grosso com várias folhas de jornal. Depois é só cobri-lo com papéis ou até durex colorido.
Agora é só dar asas à imaginação!