sábado, 28 de julho de 2012

Folclore

O folclore brasileiro é de uma riqueza imensa. Cada região do país, com a diversidade de seus costumes contribui com lendas, superstições, provérbios, trava-línguas, parlendas, adivinhações, cantigas de ninar, brinquedos cantados, comidas típicas, danças.
A escola tem um papel fundamental no resgate dessa cultura, que muitas vezes é passada de geração para geração. Mula sem cabeça, Saci-Pererê, Lobisomem, Boitatá, Iara, Negrinho do Pastoreio, Cobra grande, Boto cor de rosa, o que não falta é lenda para mexer com o imaginário infantil. E como a lenda nada mais é do que uma história, temos muito material para dramatização, interpretação, recontagem, criação de textos.
Devem ser reservados de 20 a 30 minutos diários para o trabalho com as lendas. Após conhecê-la, o aluno registra o que entendeu das mais diferentes formas: desenho, recorte e colagem, pintura, dobradura, modelagem, sucata.
Através do folclore a criança tem a oportunidade de conhecer os costumes de seu povo e se interessar por novos conhecimentos, instigando o hábito da pesquisa e, futuramente, o da leitura. O folclore representa a alma da nossa terra, com sua alegria, seu trabalho e sua filosofia de vida.Seguem algumas sugestões de atividades para serem trabalhadas na Educação Infantil.
Brinquedos Cantados: Os brinquedos cantados, também conhecidos como cantigas de roda, têm origens diversas e sofreram influências de vários países, principalmente de Portugal, nosso colonizador. Eles são bem recebidos pelas crianças, que se envolvem totalmente através da música, da roda e dos gestos. Através dessa brincadeira desenvolve-se: ritmo, lateralidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal, socialização, entre outras coisas.
De abóbora faz melão
De abóbora faz melão,
De melão faz melancia(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce de maracujá. (bis)
Quem quiser aprender a dançar,
Vai à casa do seu Juquinha. (bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinho. (bis)
Sugestões de Atividades:
- Interpretação e discussão sobre a música:
*Quem é a sinhá?
*Quais as frutas que são citadas?
*A abóbora também é uma fruta? O que ela é?
*Quem é o Juquinha? Como ele é?
*O que ele faz? Quem sabe imitá-lo?
- Desenho da música na forma de história em quadrinhos, registrando todas as partes da mesma.
- Preparação de doce de abóbora, sucos de melancia, melão e maracujá para serem degustados.
- Confecção de um cartaz com outras frutas que começam com a letra M e seus benefícios para a saúde.
- Conversa com a cozinheira da escola.
*Que outros pratos podemos fazer com abóbora?
*Que cuidados devemos ter na cozinha?
- Pesquisa de doces de diferentes regiões do Brasil.
Doce de abóbora
-1/2 kg de abóbora em cubos
-1 xícara de água
-4 colheres de sopa de açúcar
-2 cravos da índia
-1 pau de canela
-4 colheres de sopa de coco ralado
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, menos o coco ralado, numa panela. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando até desmanchar. Retire do fogo, coloque o coco ralado e sirva frio.
O momento da culinária sempre é muito rico, pois além de trabalhar a matemática presente nas noções de quantidade, medidas de volume, massa, tempo, podemos chamar a atenção das crianças para as formas e cores dos alimentos e seus sabores, trabalhar com os rótulos das embalagens, praticar hábitos de higiene, sempre destacando a importância de uma alimentação saudável.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fazendo Experiências

Artigo de minha autoria que foi publicado na revista Educação Infantil, da Editora Minuano - Julho de 2012. As sugestões Boneco Cabeludo e desenho na folha queimada, já ganharam um post, cada, com explicações e fotos. Vamos à matéria.
O estudo de ciências na Educação Infantil deve ser feito de forma prática e prazerosa, pois a criança gosta de explorar e experimentar. É nessa faixa etária que ela começa a observar o mundo que a rodeia e, através dessas observações, elabora ideias para explicar os acontecimentos.
O professor deve estimular o seu interesse, formulando problemas para serem resolvidos em conjunto. É importante que o aluno possa testar as suas hipóteses, sempre que possível, registrando os resultados.
Quem nunca brincou de cientista quando pequeno? Descobrir uma coisa nova, observar uma transformação, fazer e refazer. O aprendizado através de experiências pode ser muito agradável para a criança. Sejam coisas mais simples, como ver a água se transformando em gelo e depois derretendo ou detalhes que exijam um maior preparo, o importante é que esse trabalho seja feito no decorrer do ano letivo. As ciências despertam um novo olhar para as coisas que nos rodeiam. E é esse olhar investigativo que a criança levará por toda a vida, nas suas futuras descobertas.
Trabalhando com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, o professor oferece um vasto campo de observações e experimentações, propiciando a formulação de novos questionamentos. Devemos nos atentar para os cuidados ao se trabalhar com o fogo. É importante uma conversa prévia com o grupo, explicando a atenção que devemos ter e a presença de um adulto o tempo todo.
Também é interessante que o professor teste as experiências antes de levá-las para a turma, pois uma pequena quantidade a mais ou a menos, um simples detalhe, pode fazer com que o seu experimento não resulte no esperado.
Sugestões de atividades:
Terra:
- Plantação de diferentes sementes e observação do seu crescimento.
- Confecção de um painel com diversos tipos de folhas.
- Observação e registro do que acontece com um vaso de planta num local claro e arejado e num local escuro e fechado.
- Preparação de miniterrários.
- Observação dos bichinhos do jardim.
- Rodízio de alunos para regar as plantas da escola.
- Coleta de mudas em casa e que possam ser plantadas.
- Registro fotográfico de tipos de árvores no entorno da escola.
Boneco Cabeludo
Material:
*Potes de iogurte ou cascas de ovo
*Alpiste
*Terra
*Água
*Hidrocor
*Cola, tesoura e papéis de cores variadas
Faça pequenos furos no fundo das embalagens de iogurte ou da casca de ovo para que o excesso de água possa sair. Encha-os com terra e por cima coloque um punhado de alpiste. Regue todos os dias, deixando num lugar arejado. O alpiste ao nascer, será o cabelo do boneco, agora é só fazer o rosto e o corpo usando o hidrocor e os papéis coloridos.
Água:
- Experimente diferentes quantidades de água em recipientes iguais. A água pesa?
- Tingimento de água com papel crepom de cores diversas. É só deixar pedaços de papel crepom dentro de garrafas com água. Uma cor em cada garrafa.
- De olhos vendados sentir a temperatura da água – quente, fria, gelada.
- Listar objetos que boiam e afundam – ferro, isopor, espuma, imã, rolha, prego.
- Observação do derretimento de dois cubos de gelo – um exposto no sol e um dentro da sala.
- Confecção de um aquário de brinquedo. É só encher uma garrafa com água, pingar algumas gotas de anilina azul claro, jogar um pouco de purpurina e colocar peixes e estrelas-do-mar feitos com papel celofane.
Redemoinho
Material:
*Duas garrafas plásticas, transparentes e com as tampas
*Cola
*Água
Cole as tampas, uma de costas para a outra. Faça um furo que atravesse as duas tampas. Encha a primeira garrafa com aproximadamente 1/3 de água. Coloque as tampas na primeira garrafa. Coloque a segunda garrafa, de modo que fique por cima da primeira. Vire a garrafa com água para cima. A água começará a cair aos poucos pelo furo, faça uma pequena rotação nas garrafas e verá um redemoinho se formando.
Fogo:
- Desenhe numa folha branca com cotonete embebido em suco de limão. Depois passe o papel com ferro quente. Veja o que acontece!
- Descobrindo que o fogo precisa do ar. Coloque pedaços de algodão dentro de dois copos, botando fogo nos dois pedaços. Enquanto eles queimam, tampe um dos copos. Por que o fogo apagou no copo fechado?
- Coloque alguns lápis cera dentro de formas variadas e leve ao forno para derreter. Esperar esfriar para endurecer e usar para desenhar.
Vulcão
Material:
*Uma garrafa plástica
*Vinagre branco
*Bicarbonato de sódio
*Anilina
Coloque em uma garrafa plástica, transparente, um copo de vinagre branco com algumas gotas de anilina vermelha ou laranja. Despeje dentro da garrafa uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio. Veja o que acontece.
Ar:
- Encher balões. O ar tem volume?
- Soprar cata-ventos, apitos, penas.
- Fazer bolinhas de sabão.
- Soltar pipas.
- Dobradura de leques.
- Confecção de uma biruta para observar a direção do vento.
Balão mágico
Material:
- Uma garrafa
- Um balão de festa de aniversário
- Funil
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio
Coloque dentro de uma garrafa aproximadamente ¼ de vinagre morno. Com a ajuda de um funil, encha um balão de festa com bicarbonato de sódio. Prenda a boca do balão no gargalo da garrafa e quando estiver preso, levante o balão, de modo que o bicarbonato de sódio caia dentro da garrafa. Veja o balão encher.
Aliando a ciência à arte:
Existe uma proximidade entre ciência e arte. A arte, de certa forma, não deixa de usar elementos da ciência. Podemos preparar técnicas bem interessantes utilizando os quatro elementos.
Algumas ideias...
- Desenhe, com hidrocor, no papel queimado anteriormente com uma vela. Com o que se parece a forma que ficou?
- Soprar com canudo gotas de gouache diluído em água. O que acontece quando as cores se misturam?
- Desenhe, com hidrocor, no papel branco e depois passar pincel com água por toda a folha.
- Molhe as mãos numa bacia com água, em seguida coloque-as numa bacia com areia. Depois, faça pintura com as mãos numa cartolina com tinta. - Derreta lápis cera na chama da vela.
- Umedeça folhas de papel sobre a mesa e com o conta-gotas pingue diferentes cores de tintas. O que se forma?
- Misture cores e registre as novas nuances que resultam.
- Faça pintura com gelo colorido.