sábado, 18 de abril de 2015
Uma reflexão sobre o teatro na escola
É comum ouvir de alguns adultos comentários do tipo: "Vocês estão ensaiando uma pecinha?" Não, aula de teatro não significa que estamos decorando textos, ensaiando. Só para lembrar, o teatro na escola não pretende formar atores e sim trabalhar o desenvolvimento global do educando.
Não sou contra apresentações públicas, mas estas devem ser a última etapa de um trabalho muito bem feito.
Quem não tem uma experiência ruim para contar de uma apresentação na escola? Quem é que nunca se ofereceu para fazer o trabalho do colégio inteiro e ficar sem apresentá-lo oralmente?
Alguém já parou para pensar de onde vem esse medo, essa vergonha? Com certeza vai encontrar a resposta no próprio meio escolar.
Por isso, já dizia Peter Slade, nem sempre apresentar peças é um bom ensino de teatro. Decorar falas que talvez não tenham significado para a criança, repetir palavra por palavra sem mudar nada, sem criar. Não saber onde colocar as mãos, o que fazer se esquecer a fala e se for o outro quem esqueceu? Lendo assim parece uma coisa torturante. E vendo por esse lado é mesmo.
Quando me perguntam indicações de cursos de teatro, sempre digo para a pessoa escolher um que não tenha montagem de peça ou se tiver que seja beeeeemmm lá na frente.
Há muita coisa para ser trabalhado antes, inicialmente, na Educação Infantil, com os jogos dramáticos e depois com os jogos teatrais.
Nas aulas de teatro podemos trabalhar a socialização, o equilíbrio, a concentração, a imaginação, a criatividade, a linguagem, a reflexão, a capacidade de resolver problemas, a memória, a sensibilidade, a espontaneidade, a percepção, a autoestima, a memória, a consciência corporal. Ufa!
Muitas pessoas criticam o trabalho com teatro feito pelo professor de turma, dizendo que deve ser desenvolvido por um profissional especializado. Já vi muitos profissionais sem domínio de turma, trazendo jogos longos demais para a idade, temas fora da realidade e exigindo o que aquele grupo ainda não pode dar.
Se você é professor de turma, leia, pergunte, busque, faça um curso. O teatro em sala pode e deve ser o seu aliado, proporcionando alegria e nunca tensão e sofrimento por parte dos alunos.
Se você é professor de Artes Cênicas ou ator e dá aulas, pesquise sobre o desenvolvimento infantil, as fases da aprendizagem, características de cada faixa etária. Quanto menor a faixa etária do aluno, mas você deve saber.
Não vamos ficar estagnados repetindo sempre as mesmas coisas e com medo de inovar. Os alunos agradecem.
Marcadores:
para refletir
Assinar:
Postagens (Atom)