Esse texto é fantástico, se a maioria dos professores seguissem essas ideias, teríamos crianças mais felizes, interessadas e resultados melhores nas escolas. Se eu não me engano, ele é do livro "A Paixão de conhecer o mundo" da Madalena Freire. Procurei na internet mas não achei. Se alguém souber, poste aqui se essa informação procede, pois o que eu tenho, ainda datilografado (meio velhinho né?), está sem autoria.
Os dez mandamentos do ensino
1- Não ensine: provoque a atividade da criança (algo parecido com a brincadeira tradicional de adivinhação).
2- Leve as crianças a discutirem entre si a situação proposta e respeite as suas conclusões, mesmo que erradas (a solução dada pelas crianças corresponde a seu nível mental).
3- Não trabalhe na base da linguagem (sendo um produto social assimilado por imitação, a linguagem nada diz sobre o verdadeiro nível de desenvolvimento da criança).
4- Não prestigie a memorização: o melhor resultado é o que demonstrar capacidade de inventar e descobrir (mesmo que do ponto de vista do professor, a solução seja errada).
5- Comporte-se como técnico de um time de futebol: estimule, sugira, faça críticas, mas não jogue (o jogo é das crianças).
6- Use como material o que existir no mundo da criança (seja ela de uma favela ou de um bairro grã-fino).
7- Sempre que a criança superar um patamar, complexifique a situação (sem isto, a criança se especializa na solução obtida).
8- Na alfabetização utilize as marcas e logotipos que estão espalhados pela cidade e que são utilizados no dia-a-dia da família (não se prenda às cartilhas).
9- Organize as crianças em grupos, deixando que elas criem as regras de convivência (educação moral e cívica é democracia).
10- Leve as crianças a compreenderem o que fizeram, quer a atividade seja motora, verbal ou mental (incluir atritos que surgem entre as crianças).
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário