domingo, 28 de agosto de 2022

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Legal

Personagens: Mãe da Chapeuzinho, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Legal, Vovó, Guarda Zé

Adaptação da história Chapeuzinho Vermelho

Adaptada por: Alessandra Mourão

Mãe – Chapeuzinho! Chapeuzinho! Onde você está?

Chapeuzinho – Oi, mamãe.

Mãe – Filha, preparei uns doces diets deliciosos para você levar ao asilo Melhor Idade. Aproveite e deixe alguns na sua avó.

Chapeuzinho – Será que ela já chegou da natação, mamãe?

Mãe – Já sim, filha. E não se esqueça de sorrir para as pessoas. Sorrir abre caminhos, deixa o seu dia e o dos outros mais feliz.

Chapeuzinho – Pode deixar, mamãe. Até mais tarde!

Chapeuzinho caminha pelo bosque até que vê o Lobo plantando flores.

Chapeuzinho – Bom dia, Seu Lobo!

Lobo – Bom dia, Chapeuzinho! Realmente está um dia muito agradável.

Chapeuzinho – O que você está fazendo?

Lobo – Eu estou ajudando a cuidar do jardim da Dona Maroquinhas.

Chapeuzinho – Muito bem, Seu Lobo!

Lobo – O lance agora é ajudar os outros, fazer trabalho voluntário.

Chapeuzinho – Show! E ali embaixo, o que é?

Lobo – Ali, é a horta comunitária.

Chapeuzinho – O que é isso?

Lobo – As pessoas que moram aqui perto se reuniram e decidiram plantar alface, tomate, couve, batata e cenoura. Eles usam nas refeições e ainda sobra para vender na feira.

Chapeuzinho – Que legal!

Lobo (se gabando) – E adivinha quem ajuda a tomar conta da horta? O papai aqui.

Chapeuzinho – É isso ai Seu Lobo! Sempre podemos fazer algo de bom nessa vida.

Lobo – E você? Aonde vai com essa cesta?

Chapeuzinho – Vou deixar uns doces no asilo Melhor Idade e esses aqui, vou levar para a vovó.

Lobo – Asilo Melhor Idade? Eu fiz um jardim lindo lá.

Chapeuzinho (falando para o público) – Ele agora mexe com a terra. Sabe tudo!

Lobo – Chapeuzinho, vá por esse caminho aqui que você chegará mais rápido ao asilo.

Chapeuzinho – Obrigada, Seu Lobo. Tchau!

Lobo – Cuidado com a horta! Não vá pisar em nada.

Ela sai e o lobo pensa:

Lobo – Hum, acho que darei um pulo na casa da vovó. Há muito tempo não vou lá. (Sai)

Casa da vovó

Vovó está fazendo ginástica quando escuta batidas na porta. Ela abre e se depara com o Lobo.

Lobo – E aí, vovó!

Vovó – Fala meu camarada! Entra aí.

Lobo – Quanto tempo! Como vai a vida?

Vovó – Tudo na paz, Seu Lobo.

Lobo – O que são aquelas latas coloridas ali, vovó?

Vovó – É que agora eu reciclo meu lixo. Alumínio é num lugar, plástico no outro, papel e vidro.

Lobo – Maneiro, vovó. Assim não precisamos derrubar tanta árvore e consumir os bens naturais. Sabe que vou dar essa ideia lá no asilo Melhor Idade!?

Vovó – Assim estamos contribuindo com o meio ambiente.

Lobo – Valeu, vovó! Temos que cuidar do nosso planeta.

Batem na porta e a vovó atende.

Chapeuzinho – Bom dia vovó!

Vovó – Oi minha querida. Que surpresa boa!

Chapeuzinho – Seu Lobo, o senhor por aqui?

Lobo – Vim trocar uma ideia com a minha irmãzinha aqui.

Chapeuzinho – Vovó, trouxe uns doces deliciosos que a mamãe preparou.

Vovó – Querida, sua mãe sabe que estou de regime.

Chapeuzinho – São diets, vovó. Pode comer.

Lobo – Vovó cuidando da saúde, tá certa.

Chapeuzinho – Que barulho é esse lá fora?

Lobo – É o meu camarada Zé, o guarda florestal.

Vovó – Vamos convidá-lo para entrar. (grita) Zé!

Guarda - Bom dia!

Todos – Bom dia!

Chapeuzinho – Seu Zé, o que faz um guarda florestal?

Guarda – Eu sou G.N.

Chapeuzinho – O que é isso?

Guarda – G.N. significa Guardião da Natureza. Eu ajudo a preservar o bosque. Limpo a sujeira do riacho, não deixo os visitantes darem qualquer tipo de comida aos animais, coloquei placas informando sobre as espécies de plantas.

Lobo – É isso ai, Zé!

Guarda – Nosso planeta, mais do que nunca, precisa de ajuda.

Vovó – Que tal levarmos os docinhos e fazermos um piquenique lá no bosque?

Todos – Boa ideia!

Guarda – Não esqueçam os sacos plásticos para colocar o lixo.

Chapeuzinho (para o público) – Hoje aprendi que as pessoas sempre podem mudar para melhor e com isso fazer a diferença.

Vovó – Vamos pessoal!

Todos – Vamos! (para o público)Tchau!

Adaptação da história Chapeuzinho Vermelho feita por Alessandra Mourão

Nenhum comentário: