sábado, 11 de fevereiro de 2012

A criação de um personagem



Existem milhares de personagens espalhados pelas histórias, filmes, desenhos animados, peças de teatro. Cada um com suas características particulares, como: jeito de andar, de falar, trejeitos. A colocação de voz de uma bruxa é diferente de uma princesa, por exemplo. Uma criança não anda da mesma maneira que um idoso.

Fada, camponesa, herói, rei, rainha, homem de gelo ou de lata, animais ou objetos falantes. Podemos inventar tantos personagens quanto a nossa imaginação deixar, pois ela não tem limites.

Um excelente exercício é pedir que os alunos criem um personagem, desenhando-o. O traçado é o menos importante, e sim colocar no papel todas as características possíveis, não só físicas, mas também de personalidade.

As fotos ilustram um trabalho feito com crianças de 5 anos de idade.


Exemplo de uma aula de criação de um personagem

- Conversar com a turma sobre a variedade de personagens existentes. Qual é o preferido de cada um? Qual é o mais estranho? E o mais assustador?

- Cada um deve criar um personagem, através de desenhos, falando ou escrevendo o nome, idade, como ele é, o que gosta de fazer, manias, com quem mora e tudo mais que achar importante. Apresentá-lo para o grupo. Criar um painel com todos os desenhos.

- Todos juntos devem caminhar pelo ambiente como se fosse o seu personagem, passando por várias situações mencionadas pelo professor, como: começou a chover, estavam apressados, machucaram o pé numa pedra, ficaram zangados com um esbarrão, lembraram que alguma coisa ficou em casa e é preciso voltar, estavam cansados.

- Encontro dos personagens. Como o seu personagem age quando encontra com outro na rua? Ele fica feliz, desconfiado, chateado? Falam muito ou são de poucas palavras? Sobre o que eles conversam? Vamos dramatizar esses encontros?

- Sentados em roda, passar um objeto e cada um que estiver com ele em mãos, conta um pedaço de uma história que vai sendo criada na hora pela turma.

- Dividir em grupos e cada participante, encaixará seu personagem na história criada anteriormente pelo grupão, fazendo as adaptações necessárias.

- Cada grupo apresenta a cena criada com a participação de todos os componentes e seus respectivos personagens.
Para a próxima aula, cada um deve criar uma pequena cena individual em que o personagem apareça numa situação atual ou inusitada. Pode ser a mesma situação para todos, como por exemplo, o Carnaval.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!! Excelente blog!!
Maria Amélia