sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Páscoa da Paz


O Carnaval passou e agora vem a Páscoa. Deixo para vocês a esquete A Páscoa da Paz, de minha autoria. Como sempre gosto de registrar, a dinâmica é simples, pois é para ser feito por não-atores. Quando apresentamos, foi feito pelas professoras da escola, com participação de uma turma. As meninas foram as crianças da Terra e os meninos os coelhos. No final todas as turmas tiraram fotos com os personagens. Ah, pra não perder o hábito, eu sou o Coelho.

A Páscoa da Paz
*Autoria de Alessandra Mourão

Personagens: Coelho da Páscoa, Flor, Borboleta, Peixe, Leão, Estrela e crianças

Coelho – A Páscoa está chegando, gente. Sabiam que é a minha data preferida? Mas esse ano eu estou triste. Só vejo discussões, desentendimentos, destruição. Isso não combina com a época da Páscoa. Até na terra dos coelhos tem briga. Querem ver? Coelhinhos venham cá!

Entram várias crianças vestidas de coelho e começam a brigar.
- Seu bobo, feio! Não gosto de você. Chato!
- Vou puxar a sua orelha, bobo!

Coelho – (Para a plateia) Viram como está a situação? Que coisa triste. (Para os coelhos) Parem! Parem com isso! Vão fazer os ovos da Páscoa. (Coelhinhos saem) A quem eu posso pedir ajuda para encontrar a paz? Hum, deixa eu pensar. Já sei! Vou pedir ajuda a todas as crianças do planeta Terra. (Chamando) Crianças, me ajudem! Por favor!

Entram várias crianças, cada uma com uma bandeira de um país.
Música – Crianças da Terra.
Coelho – Sei que cada um de vocês vai fazer o melhor para tentar encontrar a paz. Nunca deixem de buscá-la. Tchau, crianças! (Crianças saem) Agora fiquei mais animado. Também vou procurar a paz. (Procura por todo o palco)
Entra a Flor.
Flor – Olá Coelho da Páscoa. Tudo bem?
Coelho – Oi, como vai?
Flor – Vou bem e você? Muito animado para o domingo de Páscoa?
Coelho – Mais ou menos. Tem muita confusão pelo mundo e eu queria um domingo mais tranquilo. Estou procurando a paz. Você sabe onde ela está?
Flor – Claro que eu sei.
Coelho – Que ótimo! Onde?
Flor – A paz está no jardim, no meio dos cravos, rosas, violetas, margaridas.
Coelho – No jardim?
Flor – Com certeza, pode ir lá.
Coelho – Vou dar uma passadinha por lá. Obrigado Florzinha.
Flor – De nada. (Sai)
Coelho – Não custa nada ir até o jardim. O caminho é por aqui. (Coelho anda enquanto canta: “De olhos vermelhos, de pelo branquinho...”)

Entra a borboleta voando.
Borboleta – Oi Coelho! Que bom te ver!
Coelho – Oi, Borboleta.
Borboleta – Aonde você vai?
Coelho – Até o jardim. Vou procura a paz.
Borboleta – Mas ela não está lá.
Coelho – Não?
Borboleta – Nananinanão!
Coelho – E onde fica a paz, então?
Borboleta – Ela fica no céu, lá no meio das nuvens.
Coelho – (Olhando pra cima) No céu? Tem certeza?
Borboleta – Tenho, bem lá no alto. Está vendo?
Coelho – Não!
Borboleta – Tem que ir mais perto, daqui não dá pra ver direito. Agora não posso te mostrar, estou muito atrasada para a reunião das borboletas. Tchau Coelho. (Sai)
Coelho – Espere! Como vou achar a paz lá no céu? Coelho não voa! E o que ela foi fazer lá em cima? Sabe da maior? Vou continuar procurando por aqui mesmo, vou seguir o curso do rio. (Andando)

Peixe – Oi! Acho que eu te conheço, você não é o... o...
Coelho – Coelho da Páscoa.
Peixe – Isso mesmo! Sabia que as suas orelhas eram familiar. E como vão os preparativos para a Páscoa?
Coelho – Ah, na terra dos coelhos está a maior confusão. Eles brigam mais do que trabalham, não sei se teremos ovos suficientes esse ano. Corre até o risco de ter criança sem ovo.
Peixe – Criança sem ovo? Isso nunca aconteceu desde que eu me entendo por gente, ops peixe.
Coelho – Talvez esse seja o primeiro ano. A não ser que eu encontre a paz.
Peixe – Paz? Por que não falou logo?
Coelho – Vai dizer que você sabe onde ela está?
Peixe – Claro que eu sei.
Coelho – Então fala logo.
Peixe – A paz vive no fundo do rio.
Coelho – No fundo do rio?
Peixe – Isso aí, e de rio eu entendo. Lá é silencioso, tranquilo, uma maravilha. Aparece lá! Agora preciso ir, não posso ficar muito tempo na superfície. (Sai)

Coelho – Ai, ai, ai, cada um fala uma coisa e além do mais coelho não nada. Onde será que a paz se enfiou? Noutro dia mesmo ela vivia por aqui. (Para a plateia) A paz está por aí? E aí? Vocês viram a paz? Preciso encontrá-la e rápido!
(Entra o Leão)
Leão – Falando sozinho Coelho?
Coelho – Estou tentando achar a paz.
Leão – Ela está na floresta, não sabia?
Coelho – Na floresta?
Leão – Lá é um sossego no meio das árvores. Não se escuta essa barulheira aqui, não.
Coelho – É verdade. Lá está sempre tranquilo, só tem sons da natureza.
Leão – Aparece lá. Será muito bem-vindo e eu te mostro onde ela fica. (Sai)

Coelho – Hum, estou achando isso meio estranho. Cada um fala uma coisa diferente. Não sei não. Ai que brilho é esse? (Entra a Estrela) Uma estrela.

Estrela – Olá, Coelho. Como vai?
Coelho – Um pouco triste. A Páscoa é no domingo e eu quero que ela seja de paz, mas não consigo encontrá-la. Cada um fala uma coisa diferente. Estou confuso.
Estrela – Não consegue encontrar a paz? É porque não está procurando no lugar certo. Ela sempre esteve no espaço e se espalha por todo o universo.
Coelho – Assim vou acabar virando um coelho astronauta.
Estrela – Não é uma má ideia. Lá em cima é uma paz só. Você vai gostar. Aproveita que eu estou aqui e te dou uma carona. Vem, suba nas minhas costas.
Coelho – Não, prefiro ficar com minhas patinhas em chão firme.
Estrela – Que pena que você não quer vir.
Coelho – Fica para outra vez.
Estrela – Boa Páscoa para todos aqui da Terra. (Sai)
Coelho – (Desanimado) O tempo está passando e eu não acho a paz. Cada um vem com uma história diferente: a flor disse que está no jardim, a borboleta no meio das nuvens, o peixe no fundo do rio, o leão na floresta e a estrela no espaço. E agora? (Senta-se, abaixa a cabeça e começa a chorar) Onde está a paz?
Música – Paz – Clésio Tapety>Durante a música o coelho levanta-se e procura a paz pelo palco. Depois distribui rosas brancas ou pombas da paz feitas de cartolina para as crianças que assistem.
Coelho - Já sei! A paz está em todos os lugares! E é a gente que faz. Ela pode estar aqui, ali, lá longe, no mar, no rio, no céu, na floresta, no jardim, dentro da nossa casa, na nossa escola, no nosso país. O segredo é que ela fica aqui, dentro do nosso coração. E ela aparece quando a gente faz o bem, ajuda as pessoas, é tolerante, respeita as diferenças, desculpa o amigo, faz carinho, dá amor. É isso! Vou chamar todos os meus amigos para contar o que eu descobri. (Sai de cena)

Entram todos os personagens, cantando e dançando.
Música A paz – Roupa Nova>
Boa Páscoa!!

3 comentários:

Christiane Alves disse...

Alessandra Mourão é um exemplo de competência e habilidade como Professora e pessoa. Parabéns pelo belíssimo trabalho! Adoro trabalhar com você!

Alessandra disse...

Obrigada Christiane! Também gosto de trabalhar com vc. Uma pessoa dedicada, esforçada e que desde já faz o maior sucesso. Imagina quando se formar em Pedagogia.

Christiane Alves disse...

Você com certeza será uma das pessoas que terá que está lá na minha formatura! Muito contribuiu para eu chegar ate lá